Parana em Obreas
Parana Mulher Segura 2
Sicredi
Parana Detran

Governo vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio

AnĂșncio foi feito na 17ÂȘ ConferĂȘncia Nacional de SaĂșde, em BrasĂ­lia

Por Jornal de Marialva em 05/07/2023 às 15:31:49
Reprodução / Agência Brasil

Reprodução / Agência Brasil

A ministra da SaĂșde, NĂ­sia Trindade, disse nesta quarta-feira (5) que o governo vai pagar o piso nacional da enfermagem, com retroativo desde maio. O anĂșncio foi feito durante a 17ÂȘ ConferĂȘncia Nacional de SaĂșde, em BrasĂ­lia.

"O governo federal trabalha para a implementação do piso da enfermagem. Vamos implementĂĄ-lo no setor pĂșblico tal como a decisão do Supremo Tribunal Federal [STF], garantindo as nove parcelas previstas para 2023."

Durante discurso no evento, o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva confirmou o pagamento retroativo a maio, mĂȘs em que o ministro do STF LuĂ­s Roberto Barroso estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saĂșde de estados e municĂ­pios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.

Lula argumentou que o trabalho da enfermagem não pode ser considerado menor. "Tem gente que acha que o salĂĄrio de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro", disse. "Mas é preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dĂĄ comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado", acrescentou.

Em entrevista a emissoras de rĂĄdio durante o programa Bom dia, Ministra, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que algumas falhas no texto da lei atrasaram o repasse do valor para estados e municĂ­pios, mas que isso serĂĄ resolvido.

Edição: Juliana Andrade

Fonte: Portal ParanĂĄ Urgente

Comunicar erro
Parana Mulher Segura

ComentĂĄrios