Parana em Obreas
Parana Mulher Segura 2
Sicredi
Parana Detran

Esgoto do Planalto, João de Barro e imediações está nas etapas finais de implantação

Estação Compacta de Tratamento de Esgoto está quase pronta, o que permitirá a desativação da lagoa

Por Redação - Jornal de Marialva em 13/08/2024 às 14:59:11
Reprodução

Reprodução

As obras da Estação Compacta de Tratamento de Esgoto estão em fase de conclusão, o que permitirá conectar o Jardim Planalto, o Conjunto João de Barro e áreas vizinhas à rede de esgoto. Isso também implicará na desativação da lagoa de tratamento, que existe há mais de 40 anos e tem sido alvo de críticas por parte dos órgãos ambientais e do Ministério Público durante mais de uma década. Assim, a nova estação não apenas atenderá a uma necessidade de saneamento básico, mas também resolverá questões institucionais significativas com os órgãos reguladores.

Equipada com tecnologia compacta que evita a exposição dos efluentes ao ambiente, a estação será capaz de tratar o esgoto de maneira eficaz, sem espalhar mau cheiro. Inicialmente, terá uma capacidade de tratamento para cerca de 25 mil pessoas, beneficiando especialmente as aproximadamente 5 mil pessoas que ainda dependem de fossas sépticas e não têm acesso à rede de esgoto.

O investimento na obra supera R$ 30 milhões, o maior orçamento já registrado em Marialva. Parte desse valor foi destinado à revisão do projeto original, que não atendia adequadamente às necessidades do município e não cumpria todas as exigências legais, ambientais e de saúde. Com essas adaptações, evitam-se gastos com novas obras em um curto espaço de tempo.

Com as modificações concluídas, a próxima etapa é a construção da rede seca no Jardim Planalto. Esta fase está sendo realizada com perfurações nas esquinas até o nível do subsolo, utilizando uma tecnologia que reduz significativamente os danos às calçadas em frente às residências. A rede seca conecta as casas ao emissário, que transporta os dejetos para a estação de tratamento, já concluída. A previsão é que a nova estação entre em operação em setembro.

De acordo com o superintendente do SAEMA, João Vitor Pimentel, a nova Estação Compacta de Tratamento de Esgoto terá espaço para crescer. "Por ser modular, ela poderá expandir sua capacidade para atender um aumento de mais 50 mil pessoas, sendo considerada a mais tecnológica do Brasil", explica.

Comunicar erro
Parana Mulher Segura

Comentários